MENU

21/08/2023 às 20h32min - Atualizada em 21/08/2023 às 20h32min

Brandão manda reforçar “baculejos” e em 2 meses quase 70 armas de fogo foram apreendidas na grande São Luís

Sistema de Segurança Pública segue com reforço do policiamento na Grande Ilha, diz SSP

Fernando dos Anjos

Prisões, apreensões de drogas e armas de fogo, recuperação de veículos roubados e cumprimento de mandados de busca e apreensão são alguns resultados das operações realizadas pelo Sistema de Segurança Pública do Maranhão nos quatro municípios da Grande Ilha neste final de semana. Trata-se da intensificação das ações de prevenção e combate a crimes com o intuito de melhorar a segurança pública em São Luís, capital do estado, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Os trabalhos ocorrem por meio de operações das Polícias Civil e Militar. De quinta-feira (17) até a madrugada desta segunda (21) equipes especializadas das forças policiais do Sistema de Segurança Pública do Maranhão percorreram diversos bairros em todo o território da Grande Ilha realizando barreiras, patrulhamento, abordagens a pessoas e veículos, entre outras ações. Ao todo, 68 pessoas foram conduzidas para delegacias e seis foram presos. 

Na sexta-feira (18), a Polícia Civil deu cumprimento a dois mandados de prisão, sendo um na região do Centro Histórico, contra uma mulher de 53 anos, condenada a 7 anos por tráfico de drogas; e o segundo no residencial Jackson Lago, no bairro Liberdade, de um homem de 20 anos, com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça de Pinheiro, na Baixada Maranhense.

Já a Polícia Militar prendeu quatro pessoas, por diversas motivações, no bojo da Operação Metrópole Segura. Entre os casos, estão o de dois homens presos em flagrante por equipes do 43º Batalhão da Polícia Militar por tráfico de entorpecentes. O fato ocorreu na Vila Janaína, região do polo Cidade Operária. Com os suspeitos, foram apreendidas 512 buchas de maconha embaladas e prontas para comercialização.

Ainda durante as ações da Operação Metrópole Segura, a Polícia Militar realizou, entre quinta-feira até a madrugada desta segunda-feira, cerca de 9,5 mil abordagens em barreiras e patrulhamentos, lavrou 24 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), apreendeu seis armas de fogo e simulacros, recuperou três veículos roubados, aprendeu mais de 1,5 kg de entorpercentes, entre outras ocorrências.

“Rotineiramente, o Sistema de Segurança realiza operações para o reforço policial com o intuito de apreender armas, entorpecentes e prender criminosos. Nos últimos dois meses, por exemplo, cerca de 70 armas de fogo foram apreendidas somente pela Polícia Militar na Grande São Luís. Com esse trabalho, temos reduzido a ocorrência de crimes violentos intencionais, como homicídios e feminicídios, entre outros. Seguindo orientação do governador Carlos Brandão, vamos continuar fortalecendo esse trabalho de combate à criminalidade em todo o estado, promovendo mais segurança para a população”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Operação Metrópole Segura

Coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), a Operação Metrópole Segura é a principal operação da Polícia Militar na Grande Ilha, integrando todos os comandos de policiamento do território.

Além do policiamento ordinário, participam dos trabalhos forças especializadas, como a Rotam, BPChoque, Bope, Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Turismo (BPtur), Batalhão de Motopatrulhamento, Cavalaria e Centro Tático Aéreo.

O ponto principal de saída da operação na noite deste sábado (19) foi o Quartel do Comando Geral da PM (Calhau), de onde viaturas e equipes policiais se deslocaram para avenidas e bairros da capital e das demais cidades da Ilha, reforçando o policiamento ostensivo. A operação se estendeu até a madrugada de segunda-feira (21).

Simultaneamente, houve saída das equipes dos Batalhões de Polícia Militar das áreas Norte (CPAM Norte), Sul (CPAM Sul), Leste (CPAM Leste) e Oeste (CPAM Oeste). 

“O foco do trabalho das equipes nessas operações é a prevenção, mas também atuamos na repressão da violência quando há flagrante de atos criminosos. Para tanto, a Polícia Militar realiza barreiras em pontos estratégicos das avenidas centrais e vias internas de bairros, além de patrulhamento com as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, a pé, equipe montada e aéreo)”, informou o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ilmar Soares.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp