09/03/2023 às 13h01min - Atualizada em 09/03/2023 às 13h01min
Maranhão: 607 mil pessoas sem dados biométricos coletados; TRE já retomou a coleta
Eleitoras e eleitores da grande ilha já estão tendo dados biométricos coletados
- Informações TRE/MA
As eleitoras e os eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa que forem atendidas e atendidos presencialmente nos fóruns eleitorais das 4 cidades citadas já estão tendo seus dados biométricos coletados pela justiça eleitoral, caso não os tenham.
O anúncio oficial da retomada foi feito na tarde desta terça, 7 de março, pelos desembargadores José Luiz de Almeida (presidente) e José Gonçalo Filho (corregedor), que estiveram no fórum eleitoral de São Luís para conversarem com a imprensa, além de se reunirem com juízes, chefas e chefes de cartório, servidoras e servidores.
A coleta de dados biométricos (foto, impressões digitais e assinatura) estava suspensa desde abril de 2020 como medida de prevenção ao contágio pela covid-19.
O desembargador José Luiz explicou que o processo de pandemia foi longo, mas que agora o TRE-MA está seguro para retomar a coleta e hoje tem a alegria de anunciar a retomada na grande ilha.
Serviços online
Os serviços eleitorais via autoatendimento (disponível pelo endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br) permanecem sendo oferecidos normalmente, porém quem solicitar primeira inscrição ou fizer qualquer alteração nos dados - e não tiverem dados biométricos registrados na justiça eleitoral, precisam comparecer ao cartório eleitoral para coleta em até 30 dias. Caso contrário, terá o pedido cancelado.
O corregedor José Gonçalo informou que muito em breve a coleta se estenderá para outros municípios do estado, pois há quase 607 mil pessoas sem dados biométricos coletados.