27/07/2023 às 19h12min - Atualizada em 27/07/2023 às 19h12min
Gestão Braide: mais de 2 mil alunos estão sem estudar por falta de escola; DPE, MP, Alema e Câmara cobram providências
A secretária adjunta de educação da capital, Gusmaia Mouzinho, alegou que a prefeitura de São Luís tem envidado esforços para garantir o acesso de todas as crianças e jovens às escolas.
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), durante uma audiência pública, nesta quinta-feira (27), cobrou providências da gestão do prefeito Eduardo Braide sobre a falta de escolas em São Luís. Um levantamento, feito pelo Conselho Tutelar da capital , revela que mais de duas mil crianças estão sem estudar porque não tem prédios escolares para atender a demanda de vagas. O repórter da TV DIFUSORA e editor deste site, Judson Carvalho, conversou com o defensor público Davi Rafael Veras e ele afirmou que "isso ( a falta de escolas ) resulta em longas listas de espera, crianças sem escola para frequentar e, consequentemente, o direito à educação sendo negado a muitas delas. Acompanhe no vídeo abaixo:
O encontro, ocorrido na sede da DPE, contou com a presença de autoridades dos três Poderes, trabalhadores da educação, representantes de conselhos tutelares, movimentos sociais, além de pais, estudantes e comunidade em geral.
O defensor público Davi Rafael Veras lamentou a ausência dos gestores responsáveis pela pasta. “Seria importantíssimo que a secretária ou até mesmo o prefeito estivessem aqui para debater com a comunidade essa grave violação de direito e da cidadania de nossas crianças. Infelizmente, não foi desta vez. Mas discutimos o tema junto a autoridades, sociedade civil e ouvimos a comunidade estudantil, para vislumbrar a quantas anda nosso sistema escolar”, destacou Davi Veras, que presidiu o evento ao lado do 2º subdefensor-geral Paulo Costa.
A secretária adjunta de educação da capital, Gusmaia Mouzinho, alegou que a prefeitura de São Luís tem se esforçado esforço para garantir o acesso de todas as crianças e jovens às escolas.
Envie a sua sugestão de pauta ou a sua reclamação para nosso e-mail:
[email protected] *com informações da DPE