MENU

13/07/2023 às 21h32min - Atualizada em 13/07/2023 às 21h32min

Barroso: ‘Derrotamos o bolsonarismo’; Pacheco cobra retratação e oposição quer impeachment

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou nesta quinta-feira uma retratação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e próximo presidente da corte, Luís Roberto Barroso, após o magistrado ter dito “derrotamos o bolsonarismo” ao mencionar a luta pela democracia e a livre manifestação, enquanto a oposição no Congresso anunciou que vai pedir o impeachment do ministro.

“Acho que cabe ao ministro de fato fazer explicação em relação a isso, eventualmente uma retratação. Todos nós temos o direito de errar, de ter uma fala infeliz em algum momento… mas não cabe a um membro do Poder Judiciário, seja um juiz de primeira instância ou um ministro da Suprema Corte, fazer manifestações de cunho político em relação a uma ala política ou qualquer situação de natureza política”, disse Pacheco em entrevista coletiva.

A fala de Barroso foi feita em resposta a vaias recebidas durante participação no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na noite de quarta-feira, em Brasília.

Parlamentares da oposição ao governo Lula reagiram à fala do magistrado e anunciaram, em postagens em redes sociais, que vão pedir o impeachment de Barroso no Senado.

“Isso é normal? Escrachou de vez? Imagine um ministro do STF dizendo numa palestra que eles ‘derrotaram o lulo-petismo’. A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de ‘exercer atividade político-partidária'”, afirmou o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ).

O Senado é a Casa responsável por processar e julgar ministros do STF quanto a crimes de responsabilidade. Na entrevista, Pacheco disse que foi “instado por diversos senadores que manifestaram insatisfação” e que por isso resolveu se pronunciar para refletir o sentimento da Casa em relação à fala de Barroso.

“Não só da ala política que foi referida no discurso do ministro, mas outros senadores também, que mesmo não integrando essa ala discordam do fato de haver uma manifestação dessa natureza”, afirmou Pacheco, que questionou, inclusive, a própria participação de um ministro do STF em um evento de cunho político.

Informações l moneytimes

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp