28/06/2023 às 15h07min - Atualizada em 28/06/2023 às 15h07min
Bolsonaro critica TSE com vídeo de Lupi defendendo o voto impresso
Ex-presidente recuperou vídeo no qual o presidente do PDT, partido que deu entrada na ação contra Bolsonaro, afirmando: 'Sem recontagem, a fraude impera'
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo, nesta quarta-feira (28/6), no qual compara seu posicionamento a favor do voto impresso ao do ministro da Previdência Social Carlos Lupi. O ministro também é presidente do PDT, partido que ajuizou a ação contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob alegação de abuso de poder em uma reunião com embaixadores.
Na publicação, Bolsonaro recupera um vídeo de fevereiro de 2022 que mostra Carlos Lupi dizendo que, desde o surgimento da urna eletrônica, há 25 anos, Leonel de Moura Brizola, antigo líder do PDT, já defendia a impressão do voto. “Sem a impressão do voto não há possibilidade de recontagem. Sem recontagem, a fraude impera”, finaliza Lupi.
O vídeo é uma reação ao voto, na noite de ontem, do ministro Benedito Gonçalves, favorável à inelegibilidade do ex-presidente. A votação será retomada nesta quinta-feira (29/6) para seguir com a votação dos demais ministros.