MENU

07/06/2023 às 14h46min - Atualizada em 07/06/2023 às 14h46min

São Luís: aparelhos de medir pressão arterial irregulares são apreendidos em hospitais públicos e particulares

Foram verificados 97 aparelhos em oito hospitais

Foto l Divulgação
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão -INMEQ/MA deflagrou, na semana passada,  a operação "Pressão Exata" para  verificar e fiscalizar os aparelhos de pressão utilizados em hospitais particulares e públicos de São Luís.

Ao todo foram verificados 97 aparelhos em oito hospitais, dos quais 53 foram reprovados e 25 apreendidos. O resultado aponta que mais da metade dos aparelhos estavam verificando a pressão de pacientes fora dos padrões exigidos pelo INMETRO.

No laboratório, o instrumento é verificado através de aparelho padrão de pressão para ver se a medição está correta. Essa verificação tem como objetivo garantir a confiabilidade das medições, e, como consequência, resguardar a saúde do cidadão.

Antes de ser comercializado, todo medidor de pressão arterial é submetido a ensaios, para verificar se está medindo corretamente, a ação é denominada de verificação inicial. Neste caso, as equipes do instituto fixam a etiqueta “verificação inicial”, estando o instrumento sujeito à verificação subsequente a qualquer momento após a colocação em uso. Isso é necessário porque o esfigmomanômetro desregula com o tempo e com o uso, e pode passar a apresentar medições erradas.

Segundo a Associação Médica Brasileira -AMB,  o aparelho desregulado pode acarretar o diagnóstico médico equivocado e colocar em risco a saúde do paciente.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp