As enchentes provocadas pelas fortes chuvas no Maranhão não atingem apenas os seres humanos. Muitos animais de estimação que vivem em áreas de risco também sofrem com as consequências do desastre ambiental. Cerca de 75 animais, entre cães e gatos, já foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Na impossibilidade de serem levados por suas famílias ou assustados pelos acontecimentos, muitos acabam ficando nos locais alagados. Os animais encontrados com saúde debilitada recebem atendimento médico, vacinas e são alimentados pelos militares, com o auxílio de médicos veterinários voluntários.
“Muitas vezes eles são abandonados e permanecem ilhados, até mesmo sem comida”, explica o tenente-coronel do CBMMA, José Lisboa.
Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, duramente afetadas pelas enchentes, bombeiros percorrem regiões alagadas em busca de animais ilhados em telhados e árvores. Cerca de 30 animais foram resgatados e alimentados somente nesta região.
“Em um cenário de inundação dos rios e alagamento das vias públicas, as pessoas são retiradas dos locais de risco e levadas para abrigos ou casas de familiares. Mas existe outra atividade que também estamos voltando bastante a atenção, que é para os animais”, detalha Lisboa.
De acordo com boletim divulgado na segunda-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), subiu para 51 o número de municípios maranhenses em situação de emergência por conta das fortes chuvas e inundações registradas no Maranhão. Até o momento, cerca de 31,4 mil famílias já foram afetadas pelos temporais.
Para resgates e salvamentos, os Bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193. Em caso de sinais de deslizamentos, infiltrações, fendas, depressões em terrenos, rachaduras em paredes, inclinação de postes e troncos, ligue para a Defesa Civil no telefone (98) 98421-0091.