A Grande Ilha de São Luís registrou um aumento de 30,63% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2024. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) apontam que, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 145 ocorrências. No período homologo do ano anterior, a SSP contabilizou 111 casos de mortes violentas. O levantamento foi divulgado pelo
Portal Difusora News - TV Difusora
Para que o leitor do Portal Difusora News entenda, os dados sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) são obtidos pelo somatório de crimes como homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Os dados da SSP consideram apenas os quatro municípios da Grande Ilha: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.
Na capital, o número de mortes violentas deu um salto de 83 casos no ano passado para 110 casos em 2024, representando um aumento de 32,53%. Vale pontuar que a capital faz parte do ranking das 15 cidades mais violentas do Brasil, feito pelo Atlas de Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Em São José de Ribamar, o aumento foi de 15,79%, passando de 19 casos em 2023 para 22 casos este ano. Já no município de Paço do Lumiar, o aumento foi ainda mais significativo, com o número de casos subindo de 7 para 11, representando uma elevação de mais de 57%.
Na cidade de Raposa, o número de crimes violentos se manteve estável, com 2 casos registrados tanto em 2023 quanto em 2024.
Operação Força Total Visando intensificar o policiamento na Grande Ilha, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) lançou, nesta quinta-feira (1º), a Operação Força Total. A iniciativa utilizará, além do policiamento ordinário, incremento de cerca de 400 policiais. A operação representa um esforço da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para aumentar ainda mais a segurança na região.
Durante a operação, que será executada até o próximo dia 31, os policiais efetuarão abordagens a pessoas e veículos suspeitos nos principais centros comerciais e vias dos quatro municípios da Grande Ilha. Além disso, fará incursões nos bairros visando a apreensão de armas e entorpecentes, a prisão de infratores e a prevenção de todos os tipos de crime.
Maurício Ribeiro Martins, secretário da Segurança Pública, disse que a operação intensificará o policiamento já existente e que, com as atividades, espera-se redução nos índices de criminalidade.